Dr. Vladmir Silveira participa da banca da Pós-Graduação de Direito Político da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Vladmir Silveira participa da banca da Pós-Graduação de Direito Político da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dr. Vladmir Silveira esteve presente à apresentação da dissertação de Mestrado da advogada e voluntária Karla Ulman, intitulada ” Democracia Participativa do Século XXI – Análise da Democracia no Bairro Cognópolis, em Foz do Iguaçú”. Vladmir fez parte da banca da Pós-Graduação de Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie que se reuniu no último dia 11 de fevereiro.

O anfiteatro do Tertuliarium, do Centro de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC), recebeu, no domingo, 11 de fevereiro, a advogada e voluntária Karla Ulman, que trouxe para o debate sua dissertação de mestrado “Democracia Participativa no Século XXI – Análise da Democracia no Bairro Cognópolis em Foz do Iguaçu”, apresentada na Pós Graduação de Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Dr. Vladmir Silveira participa da banca da Pós-Graduação

Karla, que também é professora universitária, explica que a motivação para a pesquisa desse assunto foi a oportunidade de aprofundar o tema democracia sob a ótica do paradigma consciencial, levando-o, de maneira inédita e pioneira, à academia jurídica.

Desse modo, a partir de bibliografias selecionadas com rigor, respeitando-se as necessidades e orientações da forma acadêmica, foi possível apresentar as bases da ‘democracia pura’, muito defendida pelo professor Waldo Vieira, propositor da ciência Conscienciologia.

Entre os pontos principais da pesquisa está a democracia na Cognópolis: organização do poder, lideranças e voluntariado. Os questionamentos da pesquisadora foram amplamente debatidos por ocasião da defesa de mestrado junto à banca examinadora, e agora foram expostos no espaço para debate e refutação aberto aos cognopolitanos e comunidade em geral.

Ulman traz questões como a distribuição de poder das lideranças na comunidade; as decisões políticas predominantes e a efetividade e alcance de tais decisões na Cognópolis; a viabilidade política e jurídica da Democracia participativa no século XXI.

Questiona também variáveis democráticas, tais como: eleição das lideranças, análise de decisões no Bairro e também na CCCI, instâncias diretas e indiretas de poder.

A partir de metodologia de pesquisa bibliográfica e do modelo dedutivo apresentado na obra “Who Governs?” Democracy and power in an American City, do cientista político Robert Dahl, a pesquisadora deixa legado em forma de livro com 4 capítulos.

“A consciência política se desenvolve com estudos, observações e especialmente com empatia para com o outro, por isso o tema democrático é essencial para a evolução dos cognopolitas” afirma Karla.

Fonte: Jornal da Cognópolis Nº 210

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*